NOTÍCIAS
:: O que vem por ai

Marcos Mendonça é o Prêmio Personalidade da Comunicação 2018

4/11/2018 11:45:00 AM
Marcos Mendonça formou-se em Direito em 1968 pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco-USP e desde então sua trajetória inclui passagens expressivas pelo Parlamento – Câmara Municipal de São Paulo (em três mandatos) e Assembleia Legislativa de São Paulo, pela Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo e pela Fundação Padre Anchieta

O presidente da Fundação Padre AnchietaMarcos Mendonça, recebeu nessa terça-feira, 10/4, a confirmação de que será o homenageado de 2018 com o Prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pelos profissionais de comunicação corporativa a nomes de grande projeção no universo do jornalismo, da cultura e da comunicação.

Nascido em São Paulo, Capital, Mendonça formou-se em Direito em 1968 pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco-USP e desde então sua trajetória inclui passagens expressivas pelo Parlamento – Câmara Municipal de São Paulo (em três mandatos) e  Assembleia Legislativa de São Paulo (dois mandatos) –, pela Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo (entre 1994 e 2002, nas gestões de Mario Covas) e pela Fundação Padre Anchieta, em que esteve, pela primeira vez, entre 2004 e 2007, e agora, desde 2013.

Entre suas muitas iniciativas, uma das principias foi a criação da Lei Mendonça de Incentivo à Cultura, que deu grande impulso às múltiplas formas de expressão cultural no âmbito do Estado de São Paulo. A escolha de seu nome é também uma homenagem à Fundação Padre Anchieta e à Rádio e TV Cultura, que em junho de 2019 completam 50 anos de vida. Originalmente, a Cultura foi inaugurada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados, mas em 15 de junho de 1969 teve uma reinauguração, passando à gestão da Fundação Padre Anchieta. Sua grade tem como ponto principal a programação infantil, que ocupa 11 horas de transmissão da TV, fato encarado por Mendonça como uma missão: "Por meio dos programas infantis, buscamos passar às crianças conceitos de cidadania, de forma que elas possam colaborar na construção de uma sociedade mais justa e próspera", explica Marcos Mendonça. Hoje, graças a uma estratégia de parcerias com outras emissoras educativas, a TV Cultura tem presença nacional, chegando a 136 milhões de lares brasileiros. Na TV por assinatura, a Fundação Padre Anchieta, sob a batuta de Marcos Mendonça, criou a TV Ra-tim-bum, ampliando, de forma significativa, o espaço para a criação nacional com conteúdo infantil, beneficiando não só este público, como toda a cadeia de mercado em torno dele, representada por produtores, técnicos e artistas.

Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Prêmio Personalidade da Comunicação já foi entregue a importantes nomes da Comunicação como Vera Giangrande, Ruy Mesquita,Johnny Saad, Octávio Frias de OliveiraMiriam Leitão, Miguel JorgeVera Brandimarte, Roberto Civita, Alberto Dines, Fátima Turci, José Hamilton Ribeiro,Miguel JorgePaulo Nassar, Audálio Dantas, Mino CartaJosé Marques de Melo,Gaudêncio Torquato, Nelson Sirotsky, Antonio Augusto Amaral de Carvalho (Tuta) Boris Casoy.

A cerimônia está marcada para 16 de maio, às 18h30, no Centro de Convenções Rebouças, sendo parte integrante do 21º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. A cerimônia será seguida de coquetel aos convidados é aberta aos participantes do Congresso e também a convidados, mediante confirmação que deve ser feita pelo e-mail premio@megabrasil.com.br até o dia 11 de maio de 2018.



Voltar