:: Tome NotaO futuro das tecnologias interativas em discussão12/12/2017 10:47:00Tocar, sentir e manipular são apenas algumas das possibilidades ao
alcance do usuário quando se fala em realidade imersiva; tecnologia capaz de
enganar os sentidos por meio de um ambiente simulado. A adaptação dessa
técnica para o entretenimento audiovisual pauta a edição inédita do Mídia
em Foco desta quarta (13), às 22h30, na TV Brasil.
Para debater o assunto, o programa da emissora pública recebe três
especialistas no tema. Participam desse Mídia em Foco o consultor de realidade
virtual e aumentada Alexandre Calil Sicchieri, o diretor Ricardo
Laganaro e o engenheiro e pesquisador Romero Tori (foto).
Apontada por pesquisadores como uma grande tendência para a
produção audiovisual de entretenimento, a realidade imersiva está presente
também na medicina, na educação, na robótica, na engenharia, no turismo e em
muitas outras áreas.
O Mídia em Foco explica que imerso significa mergulhado, absorto e
profundamente envolvido. O programa mostra que essa nova tecnologia permite aos
usuários se imaginar em situações inusitadas como andar pelas ruas de Paris,
enfrentar dragões num jogo medieval, acompanhar de perto acontecimentos do dia
a dia ou até mesmo visitar o espaço sideral.
A popularização da realidade imersiva torna tudo isso possível sem
que o usuário sequer saia de casa. Com um grau menor de imersão, é possível
ainda unir o mundo real ao virtual na chamada realidade aumentada.
O pesquisador Romero Tori, que coordena o Laboratório de
Tecnologias Interativas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,
diferencia os conceitos de realidade virtual e aumentada.
"Realidade virtual é quando você transporta o usuário pra uma
outra realidade criada sinteticamente. Por isso o nome realidade virtual.
Realidade aumentada é quando você mistura real e virtual, mas de uma forma bem
adaptada. Então a gente percebe uma continuidade entre o mundo real e esse
elemento virtual que a ele foi inserido", explica.
O consultor Alexandre Calil Sicchieri faz uma projeção breve.
"Muito provavelmente a realidade aumentada vai ser o futuro de tudo. Não
diria apenas da TV, mas a dos celulares. Muito provável que ela pode substituir
os celulares num futuro próximo aí, de cinco a dez anos talvez", sugere.
Para o diretor Ricardo Laganaro, a tendência é para um futuro
próximo. "Essa nova forma de se interferir na realidade vai acontecer, na
minha opinião, de uma forma muito rápida. Porque ela tem mais aplicações
práticas por não te tapar o rosto completamente e te tirar da realidade",
avalia.
Sobre o Mídia em Foco
O Mídia em Foco abre uma janela na televisão aberta para se pensar
os rumos da comunicação. Apresentado pela jornalista Paula Abritta, o programa
utiliza da linguagem documental para abordar temas diversos como novas
tendências de mercado, produção do conteúdo, evolução das tecnologias,
convergência das mídias, regulação e consumo nos dias de hoje e as expectativas
para o futuro.
A atração semanal da emissora pública busca contemplar, ainda, a
história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade atualmente. A
proposta é estimular que o telespectador desenvolva uma visão crítica e possa
refletir sobre o que observa na mídia.
Acadêmicos, profissionais e especialistas na área analisam o
futuro da imprensa, cinema, televisão, rádio e internet. Já gravaram para o
programa personalidades como o publicitário Washington Olivetto, o roteirista
Walbercy Ribas e o jornalista Heródoto Barbeiro.
Serviço:
Mídia em Foco – quarta-feira (13), às 22h30, na TV Brasil.
Mídia em Foco – quarta (13) para quinta-feira (14), à 3h45, na TV
Brasil
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