:: Reporter JCCComunicação do futuro: narrativas legítimas, dados genuínos e influenciadores certosJuliana Vilas17/05/2018 17:41:00Num momento histórico em que a
tecnologia é protagonista, as informações são abundantes, os
processos são dinâmicos e inovar é obrigação cotidiana, a única certeza que
parece resistir ao longo de séculos é o poder incontestável das boas histórias. Narrativas
bem contadas, com personagens atraentes oferecidas para o público certo é,
comprovadamente, uma receita de sucesso quase infalível. Ainda. Ou
mais do que nunca.
O setor de
comunicação percebe e tenta lidar diariamente com cenários cada vez
mais imprevisíveis e desafiantes. Ou “volátil, incerto,
complexo e ambíguo”, nas palavras de Regina
Augusto, diretora de Estratégia e Conteúdo da Ogilvy
Brasil, que mediou a Conferência “Futuro da
Comunicação” na tarde do segundo
e último dia do 21º Congresso Mega
Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que a Mega Brasil Comunicação realiza no
Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
Ao lado de dois parceiros de trabalho da Olgivy
Brasil, Regina mostrou os cases que colocaram o grupo na lista das 10 melhores
operações de PR do mundo. E demonstraram que “a agência do futuro já funciona: agnóstica de mídia, híbrida e baseada
em dados”. A integração entre diversas disciplinas -- de Comunicação, Ciências Sociais,
Tecnologia etc.-- é apontada como o diferencial da Olgivy Brasil no cenário atual. Formar times coesos que misturam profissionais
de diferentes formações e competências é uma estratégia que tem trazido resultados reais e surpreendentes.
Mais uma vez, a diversidade assume a função de elemento inovador nas agências e marcas em
sintonia com os novos tempos.
“As formas e
plataformas são importantes, claro, mas o cerne da questão é o propósito. E com o fim
das fronteiras entre as disciplinas de comunicação, conseguimos criar campanhas
ricas e relevantes”, analisou Regina,
que destacou ainda o quanto a tecnologia empodera pessoas e marcas numa
velocidade e intensidade maiores do que poderíamos imaginar.
Assim, a ciência de dados torna-se o principal tesouro das empresas
de sucesso. “Os dados são
essenciais para o futuro. Estamos começando neste processo, tentando entender,
e não temos a real noção do desfecho. Mas algumas coisas, é certeza, não vão mudar. Boas
narrativas nunca foram tão importantes quanto hoje.”
Maurício Fogaça, diretor de New
Business e Planejamento da Ogilvy Brasil
endossou a posição de Regina e foi além, ao entregar a
equação do sucesso: “a agência do futuro terá que influenciar
pessoas por meio de narrativas legítimas, dados
genuínos e influenciadores certos, além de acompanhar
bem os resultados”. A bem falada legitimidade das narrativas não
depende somente de um lampejo inspirador ou de uma equipe afiada de criação. E é nesse contexto
que faz diferença a multidisciplinaridade do grupo que elabora e executa os
planos de comunicação. Contar bem uma história genuína depende de
certa dose de “transpiração” -- até mais do que inspiração. E também da pluralidade
de vivências e olhares.
Campanhas de sucesso
“A integração das
disciplinas é fundamental para construir narrativas legítimas e com propósito. E, associar
isso aos diferenciais que já tínhamos, como a força do time de criação, tem trazido
resultados excelentes”, declarou Fogaça,
que encantou a plateia ao demonstrar alguns exemplos de campanhas bem
sucedidas. A lista tem peso e tamanhos notáveis.
Alguns
exemplos: #mostratuapele, de conscientização sobre o câncer melanoma;
#RespireAgosto, sobre o Dia Mundial do Câncer de Pulmão; e uma
parceria da IBM com a Pinacoteca do Estado de São Paulo que,
por meio de inteligência artificial, democratiza o acesso às artes plásticas. As obras literalmente
conversam com o visitante da mostra, que faz perguntas e recebe respostas lógicas e didáticas. Pelo
visto, a tecnologia é um personagem bem mais interessante quando capaz de
interagir positivamente com pessoas e personas reais, deixando tudo mais
humano, ou demasiadamente humano.
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