:: GenteMaribel Suarez assume Criação da Babel-Azza20/06/2018 13:58:00No mercado publicitário, a área de Criação é a
que concentra o menor número de mulheres. Segundo a Consultoria 65/10, apenas
10% dos criativos nas agências são mulheres e 65% delas não se identificam com
a maneira como são retratadas na publicidade.
Na contramão do mercado,
mas indo de encontro a uma transformação positiva com cada vez mais mulheres
líderes em diversos segmentos, a Babel-Azza apresenta Maribel Suarez (foto) como Diretora
de Criação. Mais do que isso, Maribel terá ao seu lado a redatora Mirela
Janotti, formando mais uma dupla feminina na agência. Maribel, com apoio de
Mirela, lidera uma equipe com mais 4 criativos (3 mulheres e 1 homem) e são
responsáveis por projetos de clientes como Aché, Porto Seguro e Kumon.
Maribel trabalhou na SLBB,
Lew Lara Propeg, Carilo Pastore Euro e McCann
Erickson, atendendo clientes como Adidas, Revista Caras, Philips,
J&J, Kibon, Mastercard, Yázigi, Reckitt e Nestlé. Além disso, também é
designer e capista de livros. “Estamos vivenciando um crescimento feminino no
mercado, inclusive em cargos de liderança, e enxergamos isso aqui na Babel-
Azza. Hoje temos mais líderes mulheres e, além disso, estamos em maior número
na equipe de criação, o que vejo com bons olhos, pois prova que a agência não
tem nenhum viés preconceituoso ou machista. As oportunidades são iguais”,
ressalta Maribel.
Já Mirela atuou em diversas agências como
Taterka Publicidade, McCann Erickson, The Marketing Store e White Propaganda. Com 25 anos de experiência no ramo publicitário, diz
que no início sofreu preconceito por ser um mercado em que prevaleciam os
homens, e por isso um de seus maiores desafios foi aprender a lidar com o
machismo, que muitas vezes transparecia até nas campanhas. “Ainda temos muito a
conquistar, mas hoje o mercado publicitário está mais acessível às mulheres”,
diz Mirela.
Para Danilo Moraes, sócio e líder da área criativa, “o equilíbrio do time é
fundamental, já que a sensibilidade, o repertório e as sinapses criativas são
diferentes e complementares. O olhar feminino é fundamental na criação, como em
todas as áreas. Certamente um time com forte predomínio masculino não irá
explorar toda riqueza de soluções criativas”, finaliza.
Voltar