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PR é estratégia fundamental para a decisão de negócios
Fernanda Escobar
1/10/2019 1:26:00 PM

Conteúdos de qualidade sempre exerceram papel essencial na estratégia de contar a história de uma marca. Para isso as empresas puderam contar com os profissionais de PR que faziam a difusão dessas mensagens chave nas grandes editorias. Até aí nenhuma novidade.

Também não é novidade que o mundo mudou, as editorias encolheram, assessoria de imprensa do século XX tornou-se commodity etc. Agora a moda é gerar conteúdo multimídia, com vídeos (até porque ninguém lê mais), blog, implementar uma estratégia de SEO e inbound, certo?

Nem tanto. Se você não fizer direito, pode dar um belo tiro no pé.

Neste artigo eu quero convencer você a entender o porquê da disciplina de Relações Públicas ganhar cada vez mais espaço no ambiente estratégico de decisão dos clientes, colaborando com ideias capazes de gerar aderência nos consumidores, por meio de táticas que visem a divulgação e reputação das marcas e seus reason's why. E sim, precisamos comunicar o propósito das marcas para gerar empatia no consumidor.

A disputa pela relevância nos servidores de busca orgânica tem sido tão exacerbada que hoje é raro encontrar artigos construídos de maneira consistente. Só vemos palavras e frases repetidas propositalmente para 'consolidar' a implementação do tal do Search Engine Optimization - SEO. A preocupação em criar o vínculo entre pessoas e marcas se perdeu, fazendo com que o conteúdo passasse a ser um caça-dados disfarçado. Dessa forma, o inbound marketing - estratégia salvadora para acelerar vendas há cinco anos - caiu por terra. Até porque muitos têm pensado duas vezes antes de trocar suas informações de contato por um e-book.

Nesse contexto, a tríade mídia paga, espontânea e proprietária virou uma colcha de retalhos. Sem um tom único, os conteúdos passaram a ser gerados para vigorar pelo volume, numa coesão sem sentido, que não constrói reputação e peca pela frequência do material de baixa qualidade. Exatamente por isso, o quesito relevância torna-se indispensável para resgatar a verdade e a riqueza do material que pode ser disponibilizado para impactar clientes. E os especialistas nesse quesito são jornalistas, os verdadeiros produtores de conteúdo.

Como um filtro profissional de fatos, nossos jornalistas entendem antecipadamente o comportamento do mercado e os novos hábitos do consumidor. São pessoas antenadas da área e percebem a transição nos hábitos de consumo, por isso, atendem ao PR aliado a uma experiência.

Aqui na Porta-Voz o nosso benchmark é quase sempre é associado à assessoria de imprensa. Mas hoje, construir a reputação significa ir muito além de sugerir pautas especiais e distribuir releases. Significa ser on demand. O que faz sentido é entregar resultado para o negócio e para isso, metas bem definidas são importantes. No cliente, ainda falta quebrar a barreira entre o marketing e a comunicação. Essa divisão não pode mais existir, afinal estamos na fase do branding com performance ou não temos como justificar a eficácia de nosso trabalho.

Aqui na agência nossa máxima é o Inbound PR: estratégia que orquestra a comunicação externa, própria e terceira para gerar engajamento do público, criando sinergia e energia para que esses canais fluam e sejam replicados, conforme a autoridade que construímos.

O principal desafio do mercado de comunicação como um todo é ajustar reportes qualitativos e quantitativos alinhados aos objetivos de negócio. Mas aqui na agência, por meio de softwares de Big Data já é possível obter os insights que farão a diferença na estratégia comercial de clientes. Nosso PR planeja as ações em cima disso, pois é preciso entender como o interlocutor pensa e reage, considerando que essa regra pivota constantemente.

 

 

Fernanda Escobar é sócia da Porta-Voz Comunicação



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