:: Tome NotaAs tendências em Marketing Digital18/01/2019 11:53:00Ampliar o engajamento com o público é
uma busca incessante das marcas, que precisam cada vez mais inovar para chamar
a atenção do consumidor. Para Fernanda Negrini, gerente de Marketing da
Outbrain, plataforma líder em descoberta personalizada -, a mensagem que a
publicidade – seja ela digital ou não - precisa entregar deve ser relevante,
criativa, personalizada e no momento oportuno para então ser efetiva, desafio
nada fácil de enfrentar. “Se olharmos para outros movimentos ao redor da
publicidade, vemos o mesmo comportamento se repetindo: o poder de decisão
voltando para a mão do usuário. Por exemplo, as plataformas de conteúdo “On
Demand” permitem que o leitor busque ativamente o que é relevante para ele,
quando ele entende que seja o momento”, comenta.
A gerente de Marketing da Outbrain indica
algumas tendências de marketing digital para 2019, como formas inovadoras e
eficazes para fortalecer ainda mais a interação entre empresas e clientes:
Formatos
e soluções não intrusivos
“Nossa aposta é que o marketing digital
vá crescer cada vez mais em direção de formatos e soluções não intrusivas, e
que não interrompam a experiência do usuário, pois, quando isso acontece, o
efeito é justamente o contrário e impacta negativamente não só a marca, mas o
formato como um todo”, explica Fernanda.
Uso
de dados como foco na personalização da experiência do usuário
Outro ponto importante para cumprir a premissa
destacada acima é uso de dados como foco na personalização da experiência do
usuário. Para Fernanda, dessa forma, o engajamento tende a ser sempre superior,
mas é preciso tomar cuidado com a forma que os dados são captados e utilizados.
“Iniciativas como o GDPR na Europa e a Lei de Proteção a Dados Pessoais no
Brasil tornam esse processo mais transparente e mais uma vez reforçam a
tendência de dar o poder do usuário escolher se quer ou não compartilhar suas
informações”, diz.
Aposta
na produção e distribuição de conteúdo
As empresas estão personalizando a forma de
atingir o consumidor por meio do marketing de conteúdo. “Diante desse cenário,
marcas que apostem e invistam em construir uma estratégia consistente na
produção e distribuição de conteúdo que tenha um valor
informativo ou de entretenimento únicos vão conseguir alcançar e “trabalhar”
melhor os consumidores ao longo de toda sua jornada de consumo”, explica ela.
O poder do audiovisual
“O vídeo também é uma área de aposta para 2019,
pois consegue entregar a mensagem da marca de uma maneira mais impactante, de
fácil interação e engajamento, diante de um cenário em que o usuário gosta de
absorver as informações sem perder tanto tempo com a leitura longos textos”,
finaliza.
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