:: Tome NotaO uso dos sentidos nas Estratégias de Comunicação11/02/2019 11:04:00Ana Erthal, professora e responsável pela pesquisa de Digital
Branding Experience da ESPM-Rio, escola de negócios referência nas áreas
de Marketing, Comunicação, Economia Criativa e Inovação, lança em 14 de
fevereiro, na Livraria da Travessa, o livro A Comunicação
Multissensorial - Compreendendo Modos de Sentir.
A obra aborda a influência dos cinco sentidos humanos no processo
de comunicação das marcas. “Somos expostos a 350 mensagens publicitárias por
dia, em média”, diz Ana, que dedicou sua tese de doutorado ao tema. “O
objetivo das minhas pesquisas é avaliar se o sensorial brand -- conjunto
de percepções sensoriais que envolvem uma marca – é um recurso mercadológico
eficaz para ativar a memória do consumidor. ”
As pesquisas realizadas nos últimos dez anos demonstraram que os
registros sensoriais estão relacionados a outras experiências e dessa maneira
criam vínculos de memória mais efetivos. São comuns relatos de consumidores que
associam, por exemplo, o cheiro de um produto a sua marca. Como exemplo, a
autora cita o depoimento de uma consumidora que resolveu comprar um novo par de
sandálias da marca Melissa graças ao cheiro marcante e característico do
produto.
O livro também menciona a interferência do
avanço tecnológico - como a popularização das telas touch ou a introdução dos
silenciosos veículos leves sobre trilhos (VLT) - nos sentidos humanos.
“A modernidade alterou os modos de sentir e hoje vivemos o efeito dessas
mudanças”, diz Ana.
Serviço
O quê: Lançamento do livro A Comunicação Multissensorial.
Compreendendo Modos de Sentir
Quando: 14 de fevereiro
Onde: Livraria da Travessa. Rua Sete de Setembro, 54, Centro – Rio
de Janeiro
Horário: 17 horas
Sobre Ana Erthal - Coordena a área de pesquisas da ESPM Rio, onde é
professora na graduação e na pós-graduação. Formada em jornalismo, com mestrado
e doutorado na linha de Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Ana atuou em diversos projetos de comunicação
e marketing digital para empresas como Oi, Detran-SP, Fundação Vanzolini, Rede
Bandeirantes, SulAmérica Seguros e Fundação Roberto Marinho. Foi colunista para
portais de tecnologia e possui muitos casos de estudos e artigos sobre seus
temas de interesse.
Voltar