a
:: Tome Nota

Os protagonistas do Twitter

02/07/2019 11:20:00

O Twitter Brasil divulgou nesta segunda-feira (1) a lista com as campanhas de marcas que souberam aproveitar os diferenciais da plataforma para transmitir sua mensagem à audiência de maneira criativa, impactante e efetiva durante o segundo trimestre de 2019. As marcas selecionadas no período foram Google Cloud (@GoogleCloud_BR), Axe (@AXEBR), Uber (@Uber_Brasil), LG (@LGdoBrasil), Apple (@Apple), iFood (@Ifood) e Natura (@naturabroficial).

A cada trimestre, o Twitter apresenta as campanhas de destaque na plataforma no período divididas em três pilares: estratégia de marca, estratégia de conteúdo e boas práticas de conteúdo em vídeo e uso de mídia. Em cada pilar, o Twitter elenca duas marcas que souberam aproveitar as características da plataforma para trazer conteúdos de qualidade e se conectar com os consumidores. Além disso, o levantamento interno indica uma campanha que reúne os elementos das três categorias.

Confira as marcas de destaque no Twitter no Brasil entre abril, maio e junho de 2019, divididas por pilares:

Estratégia de marca
(marcas que foram capazes de analisar o comportamento do consumidor a partir das conversas no Twitter e aproveitaram a oportunidade para construção de marca na plataforma)

Google Cloud (@GoogleCloud_BR)

Com o objetivo de falar sobre seu conjunto de soluções e serviços de computação em nuvem diretamente com tomadores de decisão, o Google Cloud adotou uma linha de comunicação baseada não apenas na apresentação dos recursos técnicos de seus serviços, mas sim no impacto que eles causam na produtividade e no dia a dia dos negócios. Para isso, a marca adaptou sua linguagem às pessoas e se comunicou através de parceiros que validassem a sua mensagem. A agência Blinks (@BlinksComBr) participou da iniciativa.

twitter.com/valoreconomico/status/1139191388845826048

twitter.com/epocanegocios/status/1134505998272671744

twitter.com/valoreconomico/status/1139548292445089792


Axe (@AXEBR)

Para ganhar destaque em conversas relacionadas ao Lollapalooza Brasil, Axe engajou com usuários e respondeu em tempo real diversos Tweets sobre o tema. Tendo em vista que o posicionamento da marca é "Dá pra ter tudo", e que muitas pessoas relataram no Twitter uma frustração de não poderem ir ao festival por conta do preço, Axe promoveu um sorteio de ingressos do Lollapalooza Berlim. Para participar, as pessoas tinham que Tweetar o nome de uma música que ouviram durante o Lollapalooza Brasil, marcando a conta da @AXEBR e incluindo a hashtag #AxeNoLollaBR. O sorteio foi realizado assim que acabou a edição brasileira do evento. Em parceria com a área do Twitter que une criadores de conteúdo às marcas, Axe também contou com influenciadores digitais para engajar os usuários na plataforma. Toda a ação foi criada em parceria com UStudio e Tub Media.


twitter.com/AXEBR/status/1115033999158673408


Estratégia de conteúdo
(marcas que utilizaram criadores de conteúdo para estabelecer uma conexão com a audiência e levar sua mensagem de forma natural e autêntica)

Uber (@Uber_Brasil)

No lançamento do Uber Juntos, opção de transporte do Uber com preço mais acessível, a marca optou por utilizar o criador de conteúdo Otávio Albuquerque (@taviao) para apresentar os benefícios do serviço de maneira criativa e bastante visual. Uber uniu o influenciador, que participa da filmagem, narra a história e empresta sua imagem para que seja retratada de forma artística, com um estúdio de design Dirty Work (@dwrk_factory), que produziu as filmagens e criou o personagem em ilustração. Assim, @taviao se transformou em desenho animado e destacou as vantagens do Uber Juntos de maneira divertida.

twitter.com/taviao/status/1136061126477852673


LG (@LGdoBrasil)

Para se associar a um conteúdo de qualidade, do interesse do público e idealizado por um criador no Twitter, a LG patrocinou a série "Vidas Paralelas", criada exclusivamente para a plataforma. Na produção, a criadora de conteúdo Patrícia dos Reis (@pathy) conta em cinco episódios a história de pessoas que têm uma profissão comum, mas usam seu tempo livre para explorar habilidades curiosas, como bailarinas, musicistas, organizadoras a professoras. Ao apresentar essas histórias, @pathy as conecta às mensagens importantes do novo smartphone LG K12+, como a qualidade da câmera, som e imagem, resistência a queda, entre outras. A agência Y&R participou da iniciativa, e a LG foi a primeira marca de tecnologia a patrocinar um conteúdo original no Twitter na América Latina.

twitter.com/pathy/status/1132304981892239362


Boas práticas de vídeo e uso de mídia
(marcas que foram bem-sucedidas no uso das boas práticas de conteúdo em vídeo e de mídia)

Apple (@Apple)

Para a campanha de lançamento do novo iPad Pro, a Apple utilizou vídeos de até 15 segundos focados em funcionalidades do produto apresentadas com elementos visuais que ajudam a contar uma história. Mesmo sem som, os vídeos mostram todas as principais vantagens do iPad Pro de maneira clara e assim alcançaram bons índices de engajamento na plataforma.

twitter.com/Apple/status/1135606364351295488


iFood (@iFood)

Com objetivo de incentivar o uso de seu serviço aos domingos, o iFood aproveitou as conversas no Twitter sobre Game of Thrones (GoT) para lançar a campanha #AFomeChegou e se conectar com a audiência interessada pela série e potenciais consumidores. Com vídeos animados de 15 segundos, a marca incentiva as pessoas a fazerem pedidos em sua plataforma antes do início de um episódio inédito da série, criando uma conexão genuína com os consumidores.

twitter.com/iFood/status/1129782106027118592


Destaque do trimestre
(marca que apresentou bom uso das estratégias de conteúdo e marca, além de boas práticas de mídia)

Natura (@naturabroficial)

Como parte de sua estratégia para o rejuvenescimento da marca, a Natura contou com o apoio do Twitter Brasil para estruturar um time inédito da empresa, dedicado a engajar em tempo real com usuários da plataforma. A formação do time seguiu o comprometimento da Natura com a diversidade, recrutando profissionais de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais. Como resultado final do projeto, após analisar insights obtidos a partir do engajamento com o público, a Natura fez um reposicionamento da marca na plataforma. A empresa criou a persona 'Nat Natura', que substituiu a Natura Institucional no Twitter, e adotou uma nova maneira de se comunicar.

 


twitter.com/naturabroficial/status/1104050004782735360

twitter.com/naturabroficial/status/1104050004782735360

Voltar






Copyright Mega Brasil Comunicação - Todos os direitos reservados