:: Tome NotaAdeus, Walmart Brasil12/08/2019 13:31:00Um
ano após o Fundo de Investimento Advent adquirir 80% do Walmart Brasil, a
empresa anuncia pontos importantes do seu plano estratégico que inclui a
mudança da marca corporativa, de seus hipermercados e supermercados, além de
maior foco e investimentos nos formatos cash & carry e clube de compras. A
partir de agora, a companhia se chama Grupo BIG e, nos próximos 18 meses,
investirá mais de 1,2 bilhão de reais na modernização e ampliação de suas lojas.
Com
foco na operação e, após formar um time de executivos especializados em varejo
e prontos para executar um plano capaz de levar a empresa a um novo patamar de
competividade, o Grupo BIG inicia uma gestão 100% local, o que garantirá mais
agilidade nas tomadas de decisões. Com esse movimento, a companhia visa se
aproximar ainda mais de seus clientes em todas as regiões e formatos em que
atua, com o objetivo de ser reconhecida como a melhor opção de compras para o
consumidor, com amplo sortimento e excelência no atendimento.
A
primeira mudança foi anunciada ainda no primeiro semestre deste ano. Com o
objetivo de aumentar a participação no formato atacarejo, o Grupo BIG deu
início ao projeto do Maxxi Atacado, que abrange a mudança de posicionamento da
marca, a transformação estrutural e tecnológica das 43 unidades em todo o
Brasil, crescimento de 40% do sortimento e a conversão de 10 lojas de
hipermercado em atacarejo. Dessa forma, a bandeira passa a ser uma unidade
estratégica de negócios para a empresa nos próximos anos, com foco em
consumidores e comerciantes.
Transformar
o formato hipermercado também faz parte do plano de negócios do Grupo BIG. Todo
o projeto, da escolha dos novos nomes das bandeiras à definição de sortimento,
está alinhado com as necessidades dos clientes locais e do varejo brasileiro. A
empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com
os consumidores. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste
passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão
BIG Bompreço. As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras. A
empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o País, com a
renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia
comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de
100 hipermercados.
Já
o Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas. A primeira
será inaugurada no início desse segundo semestre e, até o final do ano,
mais três unidades serão abertas. Esse movimento faz parte do projeto de
conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club.
Presente no país desde 1995, o Grupo Big,
ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários
em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 7 bandeiras entre
hipermercados (BIG e BIG Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional),
atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança
(TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias. O Grupo é o terceiro
maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil. Em julho de 2018, a Advent
International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart
Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.
Voltar