:: AgendaSurfando na transformação digital22/08/2019 14:37:00Assim como o Uber e o AirBnB, o Tinder quebrou
paradigmas nos negócios e mudou a forma como vivemos. O aplicativo originou até
o termo "tinderização", que indica modelos de negócios digitais
baseados na ligação entre pessoas com gostos e interesses em comum. Dessa
forma, ninguém melhor do que o italiano Andrea Iorio - que comandou o Tinder
no Brasil na época em o país assumiu o posto de segundo maior mercado do mundo
do aplicativo e em que virou o app de maior faturamento do App Store
brasileiro - para falar sobre revolução digital. Em setembro, chega às
livrarias o primeiro livro do especialista, 6 competências para surfar
na transformação digital, pelo Planeta Estratégia – selo de negócios
da Editora Planeta.
Com experiências de vida e de trabalho em países como Itália, Egito, Estados
Unidos, China, Marrocos, El Salvador e Israel, o autor compartilha exemplos de
sua trajetória profissional, que inclui a atuação como investidor anjo de apps
como Zen, Scorp e Filmr e a fundação do app beneficente Ajuda Já,
assim como os aprendizados adquiridos na observação das mudanças sociais e
humanas já provocadas pela Revolução 4.0.
A obra trata das competências básicas que todo profissional que deseja se
sair bem em meio à transformação digital precisa dominar - seja em start-ups
digitais com novos modelos de negócios, ou em empresas tradicionais que buscam
se adaptar às mudanças trazidas pela tecnologia. O autor, que assumiu o cargo
de Chief Digital Officer da divisão de produtos profissionais da L'Oréal em
2018, desmistifica a crença de que a transformação digital se restringe a
debates técnicos ou aos departamentos de inovação das grandes empresas. O foco
do autor é na dimensão humana, aquela que não poderá ser substituída pela
automação e inteligência artificial.
"Transformação digital não é um termo sobre tecnologia, mas sim sobre
pessoas. É um termo humano, sobre comportamento humano. E, no mundo dos
negócios, não é diferente: é sobre como escalar um negócio por meio de novas
competências dos times, tendo as ferramentas digitais como meio" diz o
autor no livro.
Andrea Iorio explora temas como flexibilidade
cognitiva, execução inovadora, conhecimento sobre comportamento humano,
pensamento crítico, crescimento sustentável e altruísmo digital como garantia
de sucesso em tempos disruptivos. A publicação chega em setembro às livrarias, em todo o território nacional.
Andrea Iorio nasceu em Gênova, na Itália. É formado em Economia pela Universidade Bocconi e possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade John Hopkins. Com mais de dez anos de experiência em empresas multinacionais de tecnologia, é Chief Digital Officer (CDO) e membro do Comitê Executivo da divisão de Produtos Profissionais da L'Oréal Brasil. Também atua como investidor-anjo de startups digitais, como Zen, Filmr e Scorp. É fundador do app beneficente Ajuda Já, voltado à prevenção de suicídio. Ficou conhecido por lançar o Tinder no Brasil, do qual esteve à frente por quase cinco anos. Neste período, o país tornou-se o segundo maior mercado do mundo do aplicativo de relacionamentos e o app de maior faturamento no App Store brasileiro.
Voltar