Projeto Galileo é porta de entrada para o mercado

13/05/2016 19:35:00
O Projeto Galileo é uma iniciativa da Mega Brasil para aproximar os estudantes da realidade do mercado da Comunicação

O Projeto Galileo, criado pela Mega Brasil Comunicação com o objetivo de estabelecer uma ponte entre a academia e o mercado, terá mais uma edição realizada em torno do 19º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, evento que acontece entre os dias 17 e 19 de maio, em São Paulo. Este ano, o Projeto Galileo conta com a participação de alunos das universidades São Judas Tadeu, Anhanguera e Faculdade Belas Artes, que serão integrados aos veículos da Mega Brasil - Jornal da Comunicação Corporativa, Rádio Mega Brasil Online, Mega Brasil TV e redes sociais da empresa, na cobertura do Evento. Ao todo, serão mais de 30 alunos dos cursos de Jornalismo, Rádio/TV, Design e Publicidade/Propaganda que atuarão na produção de matérias, fotos, reportagens em áudio e vídeo, sempre supervisionados pela equipe da Mega Brasil e avaliados pelos professores das instituições de ensino envolvidas. Por meio dessa iniciativa, os alunos têm, também, acesso ao conteúdo das apresentações que compõem a grade de programação do Congresso, e declaração de horas de estágio supervisionado, atendendo, com isso, uma exigência da grade curricular. Este ano, o Projeto tem o apoio da GoPro e Samsung.

A equipe da Mega Brasil será formada por Paulo Vieira Lima, Patrick Ribeiro, Amanda Tamura, Cássia Gargantini, Regina Antonelli, Mara Ribeiro e Sérgio Lapastina. Por parte das instituições de ensino os professores Celso Antonio de Freitas (São Judas) e Cao Francisco (Anhanguera) farão o trabalho de avaliação de desempenho dos alunos. Para Freitas, “o Projeto Galileo é uma excelente oportunidade para o contato com novas tecnologias e especialistas atuantes nas mais conceituadas empresas e instituições”. Já para a professora Andrea Carneiro, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Audiovisual e Publicidade, da Universidade Anhanguera, "esta é uma ótima oportunidade dos alunos vivenciarem a realidade que enfrentarão no mercado. Em experiências como esta, eles conseguem colocar na prática o que veem na teoria em salas de aula. Além do benefício para o amadurecimento profissional do aluno, o networking será um processo enriquecedor e que pode, efetivamente, abrir as portas para a construção de um caminho profissional de sucesso".

Apesar de jovem, o Projeto Galileo é um projeto em construção e deve ser ampliado. De acordo com Marco Rossi, sócio diretor da Mega Brasil e idealizador da iniciativa, ainda em 2016 as oportunidades de parcerias com universidades deverão crescer: "Queremos trazer as universidades para dentro dos nossos veículos, de forma sistemática, com o desenvolvimento de projetos editoriais assinados, colocando, de fato, esses alunos frente a frente com a realidade do mercado", disse. Outro aspecto destacado por Rossi é a necessidade da ampliação deste relacionamento, no sentido de mostrar o potencial da Comunicação Corporativa em absorver a mão de obra recém formada. "É incrível a falta de esclarecimento dos alunos de Comunicação para as oportunidades presentes no mercado corporativo. A academia, sobretudo nos cursos de jornalismo e rádio/TV, em sua maioria, ainda prepara os alunos quase que exclusivamente para atuarem nas mídias tradicionais. A visão de oportunidades que vigoravam na década de 70, persiste até hoje e isso é inacreditável. Como acontecia naquela ocasião, os alunos deixam os cursos de Comunicação com a turva visão de trabalharem apenas em grandes veículos de imprensa e não percebem o horizonte de oportunidades que está fora dele", comenta Rossi. Diante disso, segundo o diretor, está no escopo do Projeto, a ampliação deste contato com a academia, de modo a ir além de oferecer oportunidades de estágio, mas de atuar no esclarecimento sobre o potencial de trabalho que existe em torno do mercado corporativo.



Voltar