Anuário da Comunicação Corporativa revela crescimento de 7% no faturamento das agências de comunicação
Maira Manesco
23/05/2017 13:59:00
O anuário, distribuído gratuitamente para congressistas, pode ser adquirido a R$ 120 na sede da Mega Brasil Comunicação.

Com o impacto da situação econômica e política brasileira, muitos setores da sociedade apresentaram retração em 2016. Até o PIB encolheu 3,6%. No entanto, o segmento de comunicação conseguiu driblar as turbulências e fechou o último ano com crescimento próximo de 7%, faturando mais de R$ 2,5 bilhões.  A informação foi compartilhada durante o Lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa 2017, que marcou o primeiro evento da 20ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, uma organização da Mega Brasil Comunicação, que acontece de hoje, 23 de maio a quinta-feira, dia 25, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

As micro e pequenas agências de comunicação possuem forte influência nos resultados. Estas representam aproximadamente 50% de todo faturamento do setor, e com os últimos acontecimentos tiveram que se reinventar, integrando ao portfólio serviços de publicidade e marketing”, comentou Maurício Bandeira, diretor do Instituto Corda e responsável pela pesquisa de mercado apresentada no Anuário da Comunicação Corporativa.

Tradicionalmente, também nesta edição foi publicada a Pesquisa Mega Brasil, com participação de 242 agências, das quais 102 abriram o faturamento do último ano fiscal. O número total representa apenas uma fatia de todo mercado, que estima-se ser composto por aproximadamente 1500 agências em todo país -  a projeção foi realizada pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisa.

Além da pesquisa, outro ponto que mereceu destaque foi a elaboração e publicação do inédito Índice de Confiança do Empresário da Comunicação Corporativa (ICECC), que analisa os acontecimentos dos últimos seis meses e faz uma perspectiva dos próximos seis meses com base em entrevistas com executivos de comunicação.  Os números do Anuário da Comunicação Corporativa 2017 surpreendem; são 276 páginas, 3.500 exemplares e apoio de 66 organizações. Dirigido por Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, respectivamente diretores da Mega Brasil Comunicação, o material foi editado pela jornalista Adriana Teixeira.

Os exemplares, entregues gratuitamente a cada congressista, estarão disponíveis para venda (R$ 120,00) a partir da próxima segunda-feira (29/5), na sede da Mega Brasil Comunicação. Informações pelo telefone (11) 5576-5600. 



Voltar