Anuário da Comunicação Corporativa revela crescimento de 7% no faturamento das agências de comunicaçãoMaira Manesco23/05/2017 13:59:00 |
O anuário, distribuído gratuitamente para congressistas, pode ser adquirido a R$ 120 na sede da Mega Brasil Comunicação. |
Com o impacto da situação econômica e política
brasileira, muitos setores da sociedade apresentaram retração em 2016. Até o
PIB encolheu 3,6%. No entanto, o segmento de comunicação conseguiu driblar as
turbulências e fechou o último ano com crescimento próximo de 7%, faturando
mais de R$ 2,5 bilhões. A informação foi
compartilhada durante o Lançamento do
Anuário da Comunicação Corporativa 2017, que marcou o primeiro evento da 20ª
edição do Congresso Mega Brasil de
Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, uma organização da Mega Brasil Comunicação, que acontece
de hoje, 23 de maio a quinta-feira, dia 25, no Centro de Convenções Rebouças,
em São Paulo.
“As
micro e pequenas agências de comunicação possuem forte influência nos
resultados. Estas representam aproximadamente 50% de todo faturamento do setor,
e com os últimos acontecimentos tiveram que se reinventar, integrando ao
portfólio serviços de publicidade e marketing”,
comentou Maurício Bandeira, diretor
do Instituto Corda e responsável pela pesquisa de mercado apresentada no Anuário
da Comunicação Corporativa.
Tradicionalmente, também nesta edição foi
publicada a Pesquisa Mega Brasil, com participação de 242 agências, das quais
102 abriram o faturamento do último ano fiscal. O número total representa
apenas uma fatia de todo mercado, que estima-se ser composto por
aproximadamente 1500 agências em todo país -
a projeção foi realizada pelo Instituto Corda – Rede de Projetos e
Pesquisa.
Além da pesquisa, outro ponto que mereceu destaque
foi a elaboração e publicação do inédito Índice de Confiança do Empresário da Comunicação
Corporativa (ICECC), que analisa os acontecimentos dos últimos seis meses e faz
uma perspectiva dos próximos seis meses com base em entrevistas com executivos
de comunicação. Os números do Anuário da
Comunicação Corporativa 2017 surpreendem; são 276 páginas, 3.500 exemplares e apoio
de 66 organizações. Dirigido por Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, respectivamente
diretores da Mega Brasil Comunicação,
o material foi editado pela jornalista Adriana
Teixeira.
Os exemplares, entregues gratuitamente a cada
congressista, estarão disponíveis para venda (R$ 120,00) a partir da próxima
segunda-feira (29/5), na sede da Mega Brasil Comunicação. Informações pelo telefone (11) 5576-5600.
Voltar